Quem Somos

A Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal surgiu em 4 de abril de 1973, com o intuito de debater a Engenharia Florestal e as tecnologias desenvolvidas nesse curso. Essas discussões passaram a ser mais críticas e @s estudantes passaram a refletir a Engenharia Florestal e a função que as engenheiras e engenheiros florestais desempenham na sociedade. 
Compreendemos que a nossa profissão, como qualquer outra, tem um impacto na sociedade e tem consequências diretas na manutenção ou transformação do estado das coisas. Ou seja, nossas atividades enquanto profissionais refletem na estrutura da sociedade, contribuem para o aumento ou redução das desigualdades que o nosso sistema econômico e social (Capitaslismo) gera. Por isso, defendemos que precisamos fazer uma escolha enquanto engenheiras e engenheiros florestais. 
Nosso papel enquanto organização é estimular a reflexão. É possibilitar às estudantes e aos estudantes ver e escutar o "outro lado da história". É ajudar a identificar "outros caminhos", pois, muitas vezes, nossas expectativas sobre a Engenharia Florestal vão muito além daquilo que nos é oferecido nos diversos campi espalhados pelo Brasil.
Nesse sentido, através de Diretórios e Centros Acadêmicos (DAs e CAs), temos uma atuação direta nos cursos de Engenharia Florestal. Nossas construções passam por cursos de formação, seminários, semanas acadêmicas e também pela atuação institucional em Conselhos e Colegiados e na formulação curricular, por exemplo. A ABEEF se organiza também em Grupos de Agroecologia, Núcleos de Estudos, etc.

Tod@s @s estudantes de Engenharia Florestal são representad@s pela ABEEF. Por isso, é muito importante que tod@s busquem se organizar nos DAs, CAs e outras entidades de base da ABEEF. Somente estando organizad@s, é possível fazer-se ouvir e construir uma Engenharia Florestal que responda às expectativas d@s estudantes e às necessidades da sociedade como um todo.

Caso a sua escola não possua um DA ou CA ou você o desconheça, entre em contato conosco. Teremos um grande prazer em contribuir com a construção da ABEEF em todas as escolas.